quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Aquecimento Glogal & Imagem de Deus

Atualmente, acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas às catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como têm ocorrido nos últimos anos.
Mas este tema é antigo, pois já se sabe do aumento da temperatura terrestre desde 1850, ano em que as temperaturas começaram a se elevarem e, só agora, isto tem sido debatido, pois, na verdade, as conseqüências já estão no seu limite. Parece até que o mundo está, exatamente, dentro de uma estufa e não há entrada de “ar limpo”.
O aquecimento global nada mais é do que o aumento da temperatura mundial em função do aumento de poluentes na atmosfera, como Monóxido e Dióxido de Carbono, o Metano e CFC’s (principalmente), utilizados em processos industriais que formam uma camada de difícil dispersão, causando o Efeito Estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. No entanto, o Efeito Estufa é causado basicamente devido à atividade humana.
As conseqüências deste aumento de temperatura são enormes, como o aumento do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares; aumento e surgimento de desertos; aumento de furacões, tufões e ciclones; surgimento de ondas de calor que vem matando inúmeras pessoas no mundo todo, além de afetar todo o ecossistema terrestre.
Mas, parece que muitas pessoas e países não estão se preocupando com estas conseqüências que afetam todo o planeta, como por exemplo, os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo internacional - Protocolo de Quioto – que visa à redução da emissão de gases poluentes que aumentam o Efeito Estufa no planeta, afirmando que este acordo prejudicaria o desenvolvimento industrial e econômico do país.
Como já foi dito, as conseqüências são graves e isso já vem ocorrendo ao longo dos anos, mas não temos visto ações concretas e positivas que possam amenizar essa situação. Deus, quando nos criou disse, “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn. 1,26 a), ou seja, fomos criados segundo a imagem de Deus, que é perfeito, bom, amável, compassivo, fiel, dentre muitas outras qualidades. E, o que fazemos? Destruímos tudo de bom e maravilhoso que Deus criou. Nossa imagem está deturpada, pois não agimos segundo a vontade de Deus e não seguimos seus preceitos. Quando Deus diz “Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gn. 1,28 b), é para retirar da natureza tudo aquilo que for necessário para nossa existência e não para destruí-la como temos feito. A natureza tem apenas respondido a toda ação desumana que realizamos contra ela. E, nós homens, é que temos sofrido com tudo isso, sentimos na pele todo o mal que realizamos, pois somos dependentes diretos da natureza; destruímos nossa própria vida, um bem tão belo e precioso criado por Deus.

Deus nos ama incondicionalmente e devemos corresponder a este amor não só com palavras, mas principalmente com nossas ações, respeitando primeiramente, a nossa vida e o ambiente no qual vivemos.
Ame a vida e respeite-a. Assim você será muito mais feliz!

Que o amor e a paz de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO esteja sempre com você!!!

Nenhum comentário: