domingo, 27 de janeiro de 2008

A luz amarela


Olhando as crianças e adolescentes durante o recreio e vendo como crescem rapidamente, comecei a pensar sobre a sua formação, me questionando sobre a educação. Não há receitas, nem fórmulas prontas, o que sabemos é o neste processo, o ingrediente principal e indispensável é o amor.Buscando comparações, fiquei imaginando o processo de educação como o trânsito com inúmeros automóveis indo e vindo sem parar. O que aconteceria se não existissem os sinais? Foi então que pensei no semáforo! Se as crianças são os carros que vão e vêm, em busca do destino; os semáforos são os educadores, são os pais, os tios, que sem esquecer o amor os direcionam para a vida! Muitas vezes, as nossas crianças precisam de alguém que as impulsione a ir para frente, e que lhes mostre o sinal verde, quando for preciso vencer os medos. Também precisam, e muito, do sinal vermelho! Quando se mostram rebeldes, exigentes e teimosas, elas estão "pedindo", mesmo que inconscientemente, não que lhes façam os gostos. Estão revelando que precisam de alguém que as ame, mas que saiba corrigi-las e dar-lhes limites, dizendo-lhes, sempre que necessário, um "não" ou "pare" e que as ensine a obedecer e a ser ass crianças da casa, os menores da família, ser os filhos e não os pais... Mas, muito mais que do sinal verde ou vermelho, elas precisam do sinal amarelo, precisam de atenção, de presença. Não de vigilância, afinal, não são bandidos, são crianças ou adolescentes que precisam da companhia de quem os ame e os ensine a ser os adultos de amanhã. Não com palavras sem fim, mas com gestos, com a vida, com exemplos que formam dia após dia. Já disse a raposa do livro "O Pequeno Príncipe": "Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante". ("O Pequeno Príncipe", Antoine de Saint-Exupéry)Quantos pais têm perdido seus filhos, não por falta de presentes, esclarecimentos ou de liberdade...

Mas, simplesmente por falta de tempo! E você, quanto tem utilizado "a luz amarela" com os seus? Não perca seu tempo, gaste-o com quem você ama!

2 comentários:

Unknown disse...

É isso ai a vocês do cantinho os meus parabéns, com certeza nossas crianças precisam de muita atenção, a família é a base da sociedade, em uma familia sem amor e sem carinho a consequencia para a educação dos filhos muitas vezes é triste, mas enquanto estiver pessoas que fazem este trabalho voluntário tão bonito quanto o do cantinho sempre haverá a Esperança de dias melhores.

Unknown disse...

Belo texto, muito boa a comparação com os sinais de trânsito.
Parabéns, pra vc Camilinha a para todo o Cantinho com Jesus.
Deus abençoe.
Agnaldo