domingo, 27 de janeiro de 2008

Televisão e seus efeitos


Muitos problemas que vivemos são decorrentes de imagens televisivas que ficaram gravadas em nosso subconsciente e inconsciente.


É claro que a TV amplia nossa visão de mundo, mas também sabemos o quanto desperta nossa curiosidade. Pesquisas realizadas inclusive pelo Ministério da justiça concluem que de fato a TV tem uma influência muito negativa na vida das pessoas, especialmente na das crianças e adolescentes.


Uma criança que fica vendo programas que mostram cadáveres, assaltos e outras formas de violência acaba perdendo a capacidade de ficar perplexa. A criança passa a achar que o mundo é assim mesmo. E não adianta afirmar que a TV mostra aquilo que o povo quer assistir. Sabemos que os meios de comunicação, especialmente a televisão, são grandes formadores de opinião. Do contrário não se investiria tanto em propaganda de marketing.


Quando às senas de sexo, homossexualismo, troca de casais... Alguns poderiam dizer que é normal. Ora, esse é um argumento bem inconsequente. Afinal de quantas todos nós precisamos ir ao banheiro algumas vezes por dia e nem por isso gostaríamos de nos ver filmados ou fotografados quando fazemos nossas necessidades naturais. Não é o fato de se fazer que autoriza a publicação.


Todas as coisas são boas e bonitas feitas na hora certa, do jeito certo e no lugar certo. A criança se acostuma e começa a achar tudo normal. Esse tipo de programação acaba reduzindo a infância, antecipando para as crianças problemas que só conheceria mais tarde: como drogas, prostituição, traição, aborto.


Porque será que quando a televisão quer aumentar a audiência só pensa em violência, sexo e baixaria? Porque o povo gosta de ver essas coisas, poderiam responder alguns. No entanto, sabemos que isso não é verdade. Antes de apresentar esses fatos à própria TV se encarrega de fazer chamadas sensacionalistas e dar grande ênfase às matérias que serão apresentadas.


Primeiro a TV desperta a curiosidade, depois vem com as imagens terríveis que vãos sendo gravadas no coração de todos nós, especialmente nos das crianças. Por isso, além do uso racional da televisão. Precisamos orar a partir dessas imagens distorcidas que ela provocou em nós.


Retirada do livro: "Seja feliz todos os dias"

Pe. Léo

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa...fikou mto massa heim!!
Parabéns msm!!
Trabalho mto massa!! se precisar de mais idéias...me procurem....zueira!!

parabens msm!!

bjooo